Autoridades brasileiras e guianenses estiveram reunidas elaboração de um plano para reabertura da fronteira.

Publicado em: 27/07/2020 08:45

#Bilateral | Autoridades brasileiras e guianenses estiveram reunidas na manhã desta sexta-feira, 24, em Bonfim, para debater questões migratórias e discutir a elaboração de um plano para reabertura da fronteira.

Um decreto presidencial publicado em março deste ano fechou a fronteira entre o Brasil e oito países, incluindo a Guiana, como medida de enfrentamento à Covid-19. As fronteiras seguem fechadas.

“Vamos organizar um plano e enviar ao Governo Federal, solicitando uma reabertura escalonada, a partir de setembro”, explica o prefeito de Bonfim, Joner Chagas.

Uma nova reunião será agendada para discutir estratégias para reabertura da fronteira entre os dois países e também para elaborar um plano de ação para combater os crimes fronteiriços comuns na região, como o contrabando de mercadorias e o tráfico de drogas.

Participaram da reunião o prefeito de Bonfim, Joner Chagas; o governador da Região 9 da Guiana, Bryan Allicok, o subcomandante geral do Exército em Lethem, capitão Dane Haynes; o comandante-geral da Polícia em Lethem, Keithon King; a secretária de Saúde de Bonfim, Lisete Spies; o vereador de Bonfim, Gil Veras; o comandante da Polícia Militar em Bonfim, capitão Gerson Luiz Duarte Júnior; o comandante do 1° Pelotão Especial de Fronteira do Exército em Bonfim, tenente William e o chefe do posto avançado da Polícia Federal em Bonfim, Marcos Antônio Caregnato.